INOFAR na VII SNCT
Difusão e Popularização da Ciência
XXV EVQFM
XXV Escola de Verão
Portal dos Fármacos
Divulgação e Popularização da Ciência
Labortatórios Associados
Laboratórios do INOFAR

Em edição comemorativa, INCT-INOFAR participa da 70ª Reunião Anual da SBPC

Por Ana Cristina da Mata Silva

Em uma edição especial, na qual foram comemorados os 70 anos de sua fundação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) levou para a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) o maior Evento Científico da América Latina. Com o tema: “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, esta edição da Reunião Anual da SBPC contou com uma programação repleta de atividades que relembraram a trajetória e a destacada atuação da entidade na construção do sistema de educação, ciência, tecnologia e inovação brasileiro. A cerimônia de abertura, deste ano, ocorreu no domingo (22/7), às 18h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, Maceió (AL), consolidando a realização ininterrupta das Reuniões Anuais, que desde 1949 destacam-se como um importante fórum para a difusão dos avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço privilegiado para debates sobre políticas públicas para a ciência, tecnologia e educação. 

O INCT-INOFAR, atendendo ao convite da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), esteve presente, mais uma vez, em uma Reunião Anual da SBPC. Em um estande, alocado no pavilhão de exposições da EXPOT&C, era possível conhecer um pouco mais do trabalho que é desenvolvido por este Projeto de Pesquisa, fomentado pelo CNPq e FAPERJ e que é Coordenado pelo Prof. Dr. Eliezer J. Barreiro (UFRJ/RJ). De sua sede, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ), foram enviados diversos materiais impressos, todos alusivos ao tema abordado nas Atividades de Difusão e Popularização da Ciência, desenvolvidas pelo INCT-INOFAR. Desse modo, o público pode sanar dúvidas acerca do Uso e Descarte Seguro e Correto dos Medicamentos, de forma lúdica e interativa, enquanto permanecia no estande, que além da SBFTE, contava, ainda, com membros do CRID - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID, da sigla em inglês Center for Research in Inflammatory Diseases)  e CIEnP ( Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos). Foram realizadas no estande, ainda, várias sessões do "Fale com o Farmacologista", um bate papo, bem informal, que proporciona o contato do público em geral com professores/cientistas, em uma iniciativa que visa desmistificar a figura do cientista como algo inacessível. Como representante do Instituto, para esta atividade, foi possível contar com a participação da Doutoranda Thayssa Tavares (LASSBio/UFRJ/RJ). Além de tudo que lhes era esclarecido, vídeos explicativos ajudavam o público a entender as ações desenvolvidas pelo INCT-INOFAR na área de Difusão de Popularização da Ciência, como ocorrido durante a visita ao estande do Presidente do CNPq, Dr. Mário Neto Borges, e do Dr. Marcelo Marques Morales (Diretor - DABS/PRE - CNPq), na qual ambos parabenizaram o Instituto pelo trabalho, até então, desenvolvido.

Com uma avaliação positiva sobre a sua participação no evento, o INCT-INOFAR se despediu dessa edição com a marca de aproximadamente 600 visitantes, que se dividiram entre alunos do ensino fundamental e médio, graduandos e pós-graduandos de diversas áreas, professores e técnicos das mais variadas carreiras, membros e personalidades ilustres do cenário acadêmico-científico, além do público em geral que fez valer, e muito, a pena a presença do INCT-INOFAR na ocasião.