Seminários LASSBio
Prof. Rafael Victorio Guido
XXV EVQFM
XXV Escola de Verão
Portal dos Fármacos
Divulgação e Popularização da Ciência
Labortatórios Associados
Laboratórios do INOFAR

DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

O Dia Nacional da Ciência foi celebrado neste domingo, 8 de julho, na Quinta da Boa Vista, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.


O evento comemorou também do Dia Nacional do Pesquisador, os 200 anos do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista e os 70 anos da SBPC.

Inúmeras atividades de ciência, música e arte, ocuparam amplo espaço em frente ao Museu, atraindo jovens e adultos de todas as idades para uma movimentada feira de ciência .

Estive lá para conferir e representar o INCT-INOFAR, juntamente com muitos outros pesquisadores e professores da UFRJ, UERJ, FIOCRUZ e UFF, dentre várias outras instituições. Achei particularmente importante e de grande lucidez a mensagem do Professor Luiz Davidovich, que falando em nome da ABC, enfatizou a necessidade de nos prepararmos para vencer a Copa da Ciência.

Disse ele “...nós sofremos uma grande derrota recentemente na copa do futebol, mas daqui a 4 anos, muito provavelmente, chegaremos lá novamente com grandes chances de conquistar a taça. Pela sua retrospectiva, a ciência brasileira também tem seus craques e muito que o que celebrar pelo que já fez pelo país, mas está amargando um período de grandes dificuldades e falta de apoio das nossas lideranças políticas – o futuro certamente nos cobrará esse descaso



Marco Aurélio Martins - Vice Coordenador regional do INCT-INOFAR