INCT-INOFAR na VI SNCT

INCT-INOFAR retorna ao Norte Fluminense para a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Cidade de Campos dos Goytacazes

A Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, localizada no Norte Fluminense, formalizou um convite à Coordenação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos – INCT-INOFAR, em reconhecimento ao seu trabalho pioneiro de realizar a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Cidade de São Francisco de Itabapoana / RJ e a seguinte, promovidas por iniciativa do Instituto nos anos de 2014 e 2015.

Contrariando as expectativas, tendo em vista os cortes realizados nos investimentos destinados à Pesquisa Científica em todo País, o INCT-INOFAR envidou esforços e manteve sua política de investir em ações de Difusão e Popularização da Ciência, principalmente pelo fato de se tratar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um evento de grande relevância e alcance nacional. Como já vem ocorrendo, há alguns anos, foram planejadas atividades com o objetivo de levar, sobretudo aos menos esclarecidos, orientações acerca do Uso e Descarte Seguro e Correto dos Medicamentos.

No Jardim São Benedito, uma praça pública de ambiente bem agradável, foram montados 30 estandes, visando à acomodação das 71 Instituições inscritas para participarem do Evento, dentre elas: Universidades, como a do Norte Fluminense, Institutos, como, por exemplo, o IFF – Instituto Federal Fluminense, várias Secretarias ligadas a Prefeitura local, além das diversas Escolas que eram representadas por seus Professores, mas principalmente pelos alunos, muito focados em seus temas, na sua grande maioria.

Visitantes, Equipe INCT-INOFAR e o
Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Rafael Damasceno,
no estande do Instituto

Contando com a participação das Autoridades Locais e convidados, a Cerimônia de Abertura se iniciou, pontualmente, às 9 horas, com a mesa composta pelo Exmo Sr. Prefeito, Rafael Diniz, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rafael Damasceno, os Magníficos Reitores da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Luis Passone e do Instituto Federal Fluminense,  Jefferson Manhães, além do Professor Brand Arenari, representando a Universidade Federal Fluminense.

Da Esquerda para direita: Brand Arenari (UFF),
Luis Passone (Reitor/UENF), Rafael Diniz (Prefeito de Campos),
Rafael Damasceno (SMECE), Jefferson Manhães (Reitor/IFF)

Na sequência da programação, após aberta oficialmente a VI SNCT de Campos dos Goytacazes, foi realizada a Palestra da Doutoranda do LASSBio, Thayssa Tavares, sob o título: “Uso Racional de Medicamentos: você sabe o que isso significa?”, a qual reteve a atenção, principalmente, dos mais velhos. Dadas as devidas orientações e com as indagações prontamente respondidas, a comitiva do INCT-INOFAR, que contou ainda com a presença da Mestranda do LASSBio, Natalie Colodette e dos colaboradores Ana Cristina da Mata e Raphael Segrini, seguiu para as atividades em seu estande.

Doutoranda Thayssa Tavares (LASSBio/UFRJ)

Plateia da Palestra: “Uso Racional de Medicamentos:
você sabe o que isso significa?”

Em um dia muito corrido e repleto de atividades, o jogo de tabuleiro humano: “Medicamento não é Brinquedo”, levado pelo INCT-INOFAR, caiu no gosto da criançada, a disputa foi acirrada e a lona não se mantinha vazia. A atração foi disputada, ora pelos visitantes, ora pelos alunos monitores que estavam representando suas Unidades Escolares, como no caso do CIEP Wilson Batista e a Escola Municipal Conselheiro Josino.

Ao que tudo indica, será mais uma Semana produtiva, com muita troca de experiências e aquela velha vontade de semear o espírito questionador nos promissores jovens talentos, na sempre motivante missão de suscitar novas gerações de pesquisadores, ainda que em condições tão adversas de trabalho...