INCT-INOFAR realizou Atividades de Difusão e Popularização da Ciência

INCT-INOFAR realizou Atividades de Difusão e Popularização da Ciência na VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de Campos dos Goytacazes/RJ

Por Ana Cristina da Mata Silva & Eliezer J. Barreiro
(Novembro/2018)

Atendendo a expectativa dos organizadores do Evento, com a obtenção de um número recorde de expositores e público, foi encerrada, na última sexta-feira (19/10), a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes/RJ, no Jardim São Benedito.

A Semana foi um evento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), promovida através da Coordenação de Ciências, com o apoio da Superintendência de  Entretenimento e Lazer. O esperado pela organização era a presença de mais de 13 mil visitantes, o que, segundo as estimativas de público, se concretizou nos três dias de exposições e palestras.

Foram dias de muita  informação e aprendizado, com quase 90 Instituições participantes, entre elas cerca de 60 Escolas, as principais Universidades com sede no município, secretarias municipais, empresas e entidades ligadas à área científica, como  no caso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos – INCT-INOFAR, convidado pelo segundo ano consecutivo, em razão da sua iniciativa pioneira de realizar a primeira (2014) e a segunda  (2015) Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da cidade vizinha, São Francisco de Itabapoana.

A contribuição efetiva do INCT-INOFAR para execução de ações dessa natureza, visando Difundir e Popularizar a Ciência, foi  reconhecida e isso lhe rendeu agradecimentos das autoridades locais, tanto durante as visitas que os mesmos fizeram ao estande, quanto em suas falas, durante a Cerimônia de Abertura do Evento.

Com o tema: “Ciência para Redução das Desigualdades”, a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cumpriu seu objetivo maior que é a inserção dos jovens no mundo da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, com o propósito de que se imprima uma relação de convívio estreito e desmistificado entre essa nova geração de potenciais pesquisadores e os Professores, Mestres e Doutores, já com suas carreiras científicas consolidadas.

Iniciativas como essas são capazes de revelar talentos, criar ambiente de troca de saberes, gerar conhecimento e construir uma sociedade crítica e igualitária.

Carla Sales, coordenadora de Ciências da SMECE.

Uma das atrações da VII SNCT de Campos foi a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da qual, os cinco melhores Projetos estudantis seriam selecionados  para  participar da Feira Estadual, no Rio de Janeiro. Ao longo dos dias do evento, grupos de unidades escolares apresentaram seus experimentos. Dentre eles, os projetos: “Cera de abelha para substituir plástico filme”;  “Produção de energia a partir de spinner”; “Horta suspensa”; “Horta com irrigação automatizada”; “Dessalinizador Sustentável”; “Avaliação da flora bacteriana de fone de ouvido”, entre outros, foram vistos pelo público  participante. Esta também foi a primeira vez que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram com um projeto. Os estudantes da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, do bairro Travessão, fizeram  um braço hidráulico, em seu projeto.

O público, em geral, também marcou presença e participou ativamente do Evento, permitindo que temas como o “Uso e Descarte Seguro e Correto dos Medicamentos", lhes  fossem apresentados. O INCT-INOFAR, que possui material informativo específico para essa finalidade, se incumbiu de promover sessões alternadas de palestra e bate-papo, seguidas da distribuição da Cartilha: “Mandamentos  do Uso Correto de Medicamentos” (2ª Edição- 2ªimpressão), para todos os jovens e adultos atendidos.

No caso das crianças, as rodadas no jogo de tabuleiro humano: “Medicamento não é Brinquedo” concorriam com a euforia de ganhar os Gibis do Zequinha e o próprio jogo, em tamanho A3. Dentre a participação dos pequenos, um fato ajuda a exemplificar a importância de iniciativas dessa natureza: “Tia, vou lá agora buscar meu amigo, que tem epilepsia e nunca toma os “remédios” dele direito”. Foi com essas palavras que o aluno Ryan Levi, de 13 anos, se dirigiu à Doutoranda do LASSBio/UFRJ, Thayssa Tavares, e aos demais membros da Equipe do INCT-INOFAR, antes de deixar o estande correndo e voltar com o amigo Luiz Miguel Machado, de 14 anos. Ambos ouviram, atentamente, as orientações dadas e puderam aprender, inclusive, que remédio e medicamento não significam a mesma coisa. Após ganharem uma pasta personalizada do INCT-INOFAR, com os materiais  impressos, prometeram replicar tudo em casa.

Com esse episódio e mantendo a certeza de que ainda há muito que se fazer, o INCT-INOFAR já começou o planejamento das suas futuras ações de popularização e divulgação científica para 2019! Confiram, oportunamente.

Campos dos Goytacazes, novembro de 2018.