Este estudo foi financiado por um edital especial interno do INCT-INOFAR

INCT-INOFAR anuncia a descoberta do composto LASSBio-1945 como inibidor da principal protease (MPRO) do SARS-CoV-2

Rio de Janeiro, RJ
- O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) anuncia a descoberta do composto LASSBio-1945 como inibidor da principal protease (MPRO) do SARS-CoV-2. Esta descoberta foi apoiada por uma chamada especial interna de financiamento do INCT-INOFAR com o objetivo de estimular sua comunidade a contribuir ao combate da pandemia de COVID-19. A pesquisa foi idealizada e conduzida por jovens pesquisadores do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), tradicional grupo de pesquisas em Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contou com a  colaboração da iniciativa COVID Moonshot. Esta descoberta representa  passo a mais no cumprimento da missão do INCT-INOFAR em elevar o nível da pesquisa científica e da inovação em fármacos e medicamentos no Brasil.

Os resultados estão descritos em recente publicação em prestigioso periódico científico internacional: Lucas S. Franco, Rodolfo C. Maia Eliezer J. Barreiro, Identification of LASSBio-1945 as an inhibitor of SARSCoV-2 main protease (MPRO) through in silico screening supported by molecular docking and a fragment-based pharmacophore model, RSC Medicinal Chemistry 2020,  Doi: 10.1039/d0md00282h

Esta notícia vem na esteira de muitas iniciativas e realizações recentes do INCT-INOFAR, incluindo:

• Apoiar jovens pesquisadores talentosos no desenvolvimento de trabalhos científicos relevantes
  • Aumentar a contribuição e a interação da pesquisa brasileira com importantes necessidades da sociedade
  • Construir novas colaborações produtivas com parceiros internacionais

Para saber mais sobre a descoberta de LASSBio-1945 como um inibidor da protease principal (MPRO) de SARS-CoV-2, clique aqui.

O INCT-INOFAR é uma rede de pesquisa científica que reúne grupos de pesquisa brasileiros de alto nível, que atua apoiando projetos de pesquisa inovadores com foco na inovação em fármacos. Ademais, outro objetivo do INCT-INOFAR é qualificar pessoas pós-graduandas em Química Medicinal e Farmacologia.

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2020.

Professor Eliezer J. Barreiro

Baixar arquivo em .pdf