INCT-INOFAR Fanpage INCT-INOFAR

Base de dados disponível no Portal da CAPES auxilia professores e alunos
Por Camila Frutuoso
03/06/2015

O Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos (PPDF) – do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio do INCT – INOFAR, realizou na quarta-feira, 03, o Simpósio: Thomson Reuters IP & S: Gerenciamento da Informação para Converter “Big Data” em Decisões Estratégicas em Ciências Biológicas e Descoberta Farmacológica.

Antero Ferreira de Almeida Macedo, PhD em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), orientou os alunos de pós-graduação e professores da UFRJ quanto a forma de utilização do Thomson Reuters Integrity  para pesquisas na descoberta e desenvolvimento de fármacos.

INCT-INOFAR

Assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolvido pela Thomson Reuters, o ‘Integrity’ é uma ferramenta que oferece acesso a textos completos - nacionais e internacionais.  A base de dados reúne referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos, normas técnicas, patentes, teses e dissertações, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Disponibiliza também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica.

Com um pós-doutorado no Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB) na Itália, Antero Macedo também explicou como funciona o módulo de Biomarcadores, que oferece informações com atualizações contínuas.

A base atua como suporte a muitas linhas de ensino e pesquisa”,
diz Antero.

Atualmente ele tem trabalhado com consultoria de informações científicas e difusão na divisão Thomson Reuters.

É fundamental que a comunidade acadêmica tenha acesso a essa ferramenta, pois se trata de um apoio fundamental não só para estudos e pesquisas, como para o desenvolvimento de atividades didáticas de professores”, comenta Macedo.

INCT-INOFAR

Para ter acesso à base de dados do ‘Integrity’, é necessário acessar o Portal de Periódicos e ser uma das 364 instituições que acessam o conteúdo assinado pela CAPES - pois o programa aparecerá apenas mediante identificação do IP da entidade de ensino. Encontrando a plataforma: é necessário digitar no campo “Buscar Base” o nome “Integrity”. Já dentro do programa, será necessário criar um nome de usuário e uma senha para ter acesso ao conteúdo.

Projeto CNPq nº 573.564/2008-6