INCT-INOFAR
INCT-INOFAR Fanpage INCT-INOFAR

INCT-INOFAR realizou atividades de Difusão e Popularização da Ciência em evento promovido pela Fiocruz

Por Camila Frutuoso
Fotos: Camila Frutuoso
26/setembro/2016

Em mais um ano de colaboração e participação, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), esteve desenvolvendo atividades durante a Feira Fiocruz Pra Você 2016, que foi realizada no dia 24 de setembro, no Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinhos/RJ.

O INCT-INOFAR marcou presença com um estande, onde abordou o tema: “O Uso Correto e Seguro de Medicamentos”, contando com o apoio da farmacêutica Thayssa Tavares, formada pela UFRJ. A pesquisadora pode esclarecer as dúvidas do público – cerca de 200 pessoas, que transitaram pelo estande. Dentre elas a educadora Letícia Monteiro, que foi em busca de esclarecer sua dúvida quanto ao descarte seguro de medicamentos próximos do vencimento: “Isso é importante, pois jogar no lixo comum não dá”.

Ana Cristina da Mata Silva e Thayssa Tavares Cunha no estande do INCT-INOFAR na Feira Fiocruz Pra Você 2016

As crianças que passaram pelo estande puderam compartilhar o conhecimento adquirido durante o bate papo que rolou com a pedagoga Ana Cristina da Mata Silva, responsável pelas atividades de extensão do INCT-INOFAR, através de pinturas e desenhos relativos ao tema abordado.

Participantes da feira no estande do INCT-INOFAR

O INCT-INOFAR recebeu ainda a presença do Dr. Hermano Castro, Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), que gostou do material disponibilizado pelo Instituto, a Cartilha do Uso Correto e Seguro de Medicamentos. Castro, que é médico, compartilhou um pouco de sua experiência e elogiou o trabalho da equipe do INOFAR ao defender o uso seguro de medicamentos, uma vez que, boa parte de seus pacientes, fazem uso indevido e após isso, buscam uma opinião médica.

Momento da visita do Dr. Wilson Savino Campus (Diretor IOC) ao estande do INCT-INOFAR.

Com um público diversificado, o INCT-INOFAR, mais uma vez, cumpriu seus objetivos junto à sociedade e a comunidade cientifica, divulgando e propagando as ciências farmacêuticas através de seus ensinamentos por meio de profissionais qualificados e materiais lúdico-pedagógicos, desenvolvidos pela equipe do INCT-INOFAR.

Ana Cristina da Mata Silva (INCT-INOFAR), Paulo Gadelha (Presidente da Fiocruz), Nísia Trindade Lima (Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação), Thayssa Tavares Cunhas (INCT-INOFAR) e Nalbert Bitencourt (jogador de vôlei).

Projeto CNPq nº 573.564/2008-6

Desenvolvido por: Cúpula Informática Ltda
INCT de Fármacos e Medicamentos - INCT-INOFAR Bloco K, sala 21, 2º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária – Ilha do Fundão