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INCT-INOFAR Promove Educação em Saúde na Escola
Por Arthur Prado e Lúcia Beatriz Torres

Na última sexta-feira, dia 17 de junho, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), em uma iniciativa inédita, foi até uma escola da Zona Norte do Rio de Janeiro para promover atividades de educação em saúde voltadas para o uso correto de medicamentos.

O local escolhido foi a Escola Municipal Edmundo Lins, no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro.  Com boa colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação, a instituição abriga alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Divididos em dois turnos, todos os alunos (260 aprox) tiveram a oportunidade de participar do evento promovido pelo INCT-INOFAR na escola. 

Para desenvolver as atividades, a equipe do INCT-INOFAR levou uma cartilha animada sobre uso correto de medicamentos e realizou uma dinâmica com os alunos estimulando-os a formular perguntas sobre o assunto. Para elucidar as questões, o INCT-INOFAR levou para escola duas jovens farmacêuticas. Roberta Tesch e Bruna de Lima, devidamente trajadas com seus jalecos brancos, responderam, de forma esclarecedora e bem-humorada, cada pergunta feita pelos alunos.   

Fotos: Arthur Prado e Lúcia Beatriz Torres
Equipe do INCT-INOFAR foi a uma Escola Municipal da zona norte do RJ desenvolver atividades de educação em saúde voltadas para o uso correto de medicamentos
Equipe do INCT-INOFAR foi a uma Escola Municipal da zona norte do RJ desenvolver atividades de educação em saúde voltadas para o uso correto de medicamentos

O “prêmio” pela participação dos pequenos estudantes foi um quebra-cabeça elaborado pelo INCT-INOFAR para estimular a reflexão sobre os cuidados que se deve ter ao consumir medicamentos. Além do jogo, cada estudante foi presenteado com uma cartilha de passatempos com a temática também voltada ao uso consciente dos medicamentos. 

Engana-se quem pensa que as perguntas direcionadas às farmacêuticas foram pueris. Apesar da pouca idade, os estudantes fizeram ótimos questionamentos e algumas observações até surpreendentes para a faixa etária, que girava entre 6 a 12 anos. Questões que parecem ser, a princípio, banais não passaram despercebidas pelas crianças.

O estudante Lucas, do 2° ano, por exemplo, perguntou qual é a diferença entre o médico e o farmacêutico. O aluno Guilherme, da mesma série, questionou sobre a importância do horário certo na hora de tomar o medicamento. Nós podemos tomar medicamento para dor de cabeça se estivermos de estômago vazio? Como podemos identificar se um medicamento é falso? Se alguém for no médico e tiver os mesmos sintomas que eu, posso tomar o mesmo medicamento? Esses foram alguns dos questionamentos das crianças para as farmacêuticas.

Fotos: Arthur Prado e Lúcia Beatriz Torres
Os alunos que fizeram perguntas foram presenteados com quebra-cabeças do INCT-INOFAR
Os alunos que fizeram perguntas foram presenteados com quebra-cabeças
do INCT-INOFAR

A coordenadora pedagógica da escola, Cláudia de Souza Costa, fez questão de ressaltar a importância da iniciativa do INCT-INOFAR:

 – Eu achei a iniciativa do Instituto muito interessante. Interessante porque é um assunto pouquíssimo abordado em conteúdo escolar e as crianças são agentes multiplicadoras que irão levar isso posteriormente para os pais, os tios. Essas questões que vocês levantaram aqui são questões que, às vezes, ficam um pouco distorcidas e agora as crianças podem propagar as informações de maneira  correta.

Fotos: Arthur Prado e Lúcia Beatriz Torres
Os alunos continuaram tirando dúvidas com as farmacêuticas mesmo após o término da sessão
Os alunos continuaram tirando dúvidas com as farmacêuticas mesmo após
o término da sessão

A atividade despertou tanto o interesse dos alunos que, mesmo depois do evento encerrado, muitos estudantes abordaram a dupla de farmacêuticas para tirar dúvidas.

Teve um aluno que me perguntou se tomar água com açúcar era placebo. Eu fiquei boba com o questionamento. A pergunta era muito avançada para idade dele” – nbservou a0farmacêutica Robarta Tesh.

Para concluir as atividades as crianças receberam a tarefa de fazer um uma redação sobre o que eles aprenderam com a visita do INCT-INOFAR.  Os melhores trabalhos ficarão expostos no mural da escola.

 
Foto Arthur Prado e Lúcia Beatriz Torres
Os alunos continuaram tirando dúvidas com as farmacêuticas mesmo após o término da sessão
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