INCT-INOFAR
INCT-INOFAR Fanpage INCT-INOFAR

Brincando de aprender - Medicamento é coisa séria
Por Fabricio Salvador

Na última sexta-feira, dia 17 de maio, o Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), instalou base temporária na Escola Municipal Cônego Fernandes Pinheiro, localizada na Rua Sebastian Bach, s/nº - Jardim América, na cidade do Rio de Janeiro, para realização de evento alusivo ao Dia Internacional pelo Uso Racional de Medicamentos, comemorado no último dia 05 de maio, através do Projeto: Medicamento não é brinquedo, desenvolvido pela Secretaria de Extensão do Instituto, com os alunos do 5o. ano do ensino fundamental.

Em dois turnos, os membros do INCT-INOFAR dividiram o encontro em diversas etapas, visando a total compreensão dos alunos através de uma didática direta, adaptada a faixa etária do público alvo.

Foto: Fabrícao SaLvador
INCT-INOFAR Vistia Escola na Zona Norte

Com turmas de aproximadamente 30 alunos cada, a primeira etapa foi constituída pela apresentação de um vídeo instrutivo sobre os "Mandamentos do Uso Correto dos Medicamentos" seguido por um debate livre entre os alunos, professores e membros do INCT-INOFAR. Após muitas perguntas, outro vídeo foi apresentado: "Uso correto dos Antibióticos com a Turma do Zequinha" uma animação da cartilha elaborada pelo Instituto, prendendo a atenção das crianças, divertindo e ensinando bastante.

Após a fase mais teórica, muito aplaudida e comentada, chegou a hora mais esperada por todos. Os jogos educativos aparecem como a grande vedete do encontro. Com um tabuleiro gigante, onde as peças eram os alunos, um circuito foi montado para ser percorrido através da rolagem de um dado (também em tamanho ampliado). "Avance duas casas, volte uma casa, fique sem jogar", risadas e ensinamentos, afinal o aluno avançava após uma boa ação, como procurar o médico para receitar o medicamento ou jogar fora, de maneira correta, os medicamentos vencidos e acabava voltando algumas casas no tabuleiro, quando caía nas áreas da suspensão do medicamento por conta própria, da má conservação dos medicamentos ou dos adeptos da automedicação.

Foto: Fabrício Salvador
INCT-INOFAR Vistia Escola na Zona Norte

Divididas em dois grupos, enquanto um grupo participava de atividade lúdica no tabuleiro gigante, o outro grupo preparava desenhos temáticos para o concurso de cartazes, que também integrava o planejamento do Projeto através do qual, os vencedores terão suas artes publicadas no Portal dos Fármacos e no site do INCT-INOFAR. A missão de escolher os vencedores não será fácil, afinal criatividade e boas artes não faltaram. Ao fim das atividades, os alunos receberam um kit contendo quebra-cabeças temáticos e a cartilha impressa: "Uso correto dos anibióticos com a Turma do Zequinha", além de material impresso contendo atividades ludico-pedagógicas , com a promessa de que levariam todos os ensinamentos para casa e para os amigos, mas sem esquecer o bom de ser criança e se divertir.



Participação surpreendente

A participação dos alunos dos dois turnos, mereceu um parágrafo especial nesta matéria. Perguntas pertinentes, muito acima das expectativas, afinal sabíamos que encontraríamos crianças, afim de diversão e ensinamentos, mas nos deparamos com jovens sedentos por conhecimento, levantando questões e mais questões, inclusive separamos algumas para ilustrar este momento.

1. Vacina faz efeito mais rápido do que comprimido?
2. Medicamento com tarja preta é para quem tem problema mental?
3. Eu tomo medicamento para “abrir” o apetite e acho que que ele me dá sono, existem medicamentos que dão sono?
4. Se eu tomar um medicamento e almoçar em seguida tem algum problema?
5. Quando tomamos um medicamento e a dor não passa o que temos que fazer?
6. “Minha avó toma medicamento com tarja preta, se ela não tomar no horário certo qual efeito colateral pode dar?
7. Existe medicamento para tirar carne do nariz ou só a operação?
8. Minha prima mastiga os comprimidos, isso pode fazer algum mal, podemos fazer isso?
9. Andar muito pode fazer mal para quem toma medicamento para problemas no fígado?
10. Meu pai toma medicamento colocando embaixo da língua, pra que é? Ele faz efeito mais rápido?
11. Posso tomar medicamento com leite?
12. Se a pessoa tomar medicamento e beber cerveja faz mal?
13. O alcool é bom para usarmos quando a gente “rala” o joelho e ele sangra, ou tem outro medicamento?

Ao mesmo tempo que vemos a "complexidade" de algumas perguntas, sentimos o toque infantil em alguns termos - reproduzidos na íntegra acima, com um linguajar bem coloquial, sem compromisso, oriundo de jovens que aproveitaram demais este encontro.

Foto: Fabrício Salvador
A turma 1502 da Escola Municipal Conego Fernandes Pinheiro

INCT-INOFAR agradece a acolhida e hospitalidade de todos da Escola, especialmente aos alunos que abrilhantaram nossa visita. Muito obrigado!


Equipe:

Farmacêuticos: Daniel Amaral e Roberta Tesch
Jornalista INCT-INOFAR: Fabricio Salvador
Pedagoga INCT-INOFAR: Ana Cristina da Mata Silva
Professora das turmas 1501 e 1502: Rosinéia Toledo
Diretora Geral: Rosane Alves
Diretora Adjunta: Fátima Martins
Coordenadora Pedagógica: Ruth Gomes
Supervisão: Eliezer J. Barreiro - Coordenador INCT-INOFAR
Projeto CNPq nº 573.564/2008-6

Desenvolvido por: Cúpula Informática Ltda
INCT de Fármacos e Medicamentos - INCT-INOFAR Bloco K, sala 21, 2º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro – RJ Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043 – Cep: 21.941-971
Tel/FAX: +55.21.3938-6478