INCT-INOFAR
INCT-INOFAR Fanpage INCT-INOFAR

PESQUISADOR DO INCT-INOFAR RECEBE PRÊMIO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE
Os vencedores terão a oportunidade de passar 15 dias na área de Pesquisa e Desenvolvimentos do Grupo Fleury
Por Camila Frutuoso
nov/2015

INCT-INOFAR
ALLAN NOGUEIRA RECEBE O I PRÊMIO DE INOVAÇÃO DO GRUPO FLEURY

Allan Kardec Nogueira de Alencar recebeu o I Prêmio de Inovação do Grupo Fleury, no dia 29 de outubro, no auditório da sede Jabaquara do Instituto Fleury, São Paulo. Associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), o jovem cientista participou do processo de seleção junto a outros 69 inscritos, sendo 18 selecionados para apresentações orais e sete premiados com menções honrosas, sendo a premiação principal, para o trabalho de Allan Nogueira, intitulado o “Desenvolvimento de novos agonistas de receptores de adenosina A2A para a reversão do remodelamento cardíaco e vascular em ratos com hipertensão arterial pulmonar”.

O objetivo da premiação foi reconhecer trabalhos científicos promissores e inovadores com foco na área da saúde, estimular futuras parcerias da equipe de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Fleury com os futuros cientistas e ampliar os laços com as universidades. A primeira edição do prêmio teve de pesquisas básicas voltadas para a área de métodos moleculares até tratamentos terapêuticos e inovações tecnológicas para a criação de ferramentas que facilitam o dia a dia do corpo médico.


CONHECENDO O GANHADOR DO PRÊMIO

INCT-INOFAR
Farmacêutico graduado pela Universidade Federal da Paraíba, Allan de Alencar, ainda na graduação, começou a trabalhar como aluno de iniciação científica no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular. O período foi de grande contribuição para que o jovem tomasse a decisão de deixar sua terra, família e amigos para buscar seu sonho. Viajou para o Rio de Janeiro, em 2010, para tentar uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia Medicinal da UFRJ.  Ao chegar à cidade carioca, o estudante foi recebido pelo Professor Eliezer J. Barreiro, que junto da Professora Gisele Zapata-Sudo, orientou o cientista em sua trajetória.  
Hoje, Mestre em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorando em Farmacologia e Química Medicinal pela UFRJ, Allan contribui de forma bem relevante para o conhecimento científico. Participou de projetos no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular, localizado no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Teve 6 trabalhos publicados em revistas internacionais (International Journal of Cardiology, British Jounal of Pharmacology e Jornal of Urology), participou de alguns congressos – no país e no exterior, além de contribuir com colegas no laboratório que é vinculado ao INCT - INOFAR.

Durante o doutorado, foi agraciado com uma bolsa de estudos pelo Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico (CNPq), participando de projetos de pesquisa na Wake Forest University (EUA). Sua pesquisa realizada no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular da Universidade Federal do Rio de Janeiro é na área de desenvolvimento de novos candidatos a fármacos para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar (HAP), uma doença multifatorial do sistema cardiovascular, com alta morbidade e mortalidade entre os pacientes.

Devido ao destaque em sua vida acadêmica, o estudante vem sendo agraciado com importantes premiações estaduais e nacionais. Em 2014, recebeu uma bolsa Nota 10 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Já em junho de 2015, o pesquisador foi contemplado com o prêmio pesquisador do ano, concedido pela rede de pesquisadores em biotecnologia BiotechSpace. “Os frutos desse projeto e do meu esforço, juntamente à total contribuição dos meus orientadores e colaboradores, vem sendo reconhecido ao longo da minha pós-graduação, o que me deixa bastante entusiasmado e serve de exemplo para os estudantes que planejam trabalhar com pesquisa. Contribuir para a saúde pública é o maior legado que deixarei após o meu doutorado, e irei continuar trabalhando arduamente para isso. Consegui me dedicar exclusivamente à aquisição de resultados e consequente aprendizado sobre as inúmeras técnicas laboratoriais e vertentes fisiopatológicas da Hipertensão Arterial Pulmonar, além de me especializar em Farmacologia e Química Medicinal, ao trabalhar com uma equipe, que na opinião de muitos, é considerada como a melhor do País nessas duas áreas. Acredito que, apesar da crise atual no nosso país, temos grande potencial de destaque no que diz respeito à Ciência e Tecnologia e prêmios desse caráter podem ajudar na manutenção e incentivo adicional ao investimento para educação por parte dos nossos governantes e também empresas privadas”, comenta o doutorando.

Atualmente, o aluno se prepara para defender sua tese de doutorado e iniciar às atividades do seu pós-doutoramento, que também será realizado no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular da UFRJ. Para Allan, “a maior importância de receber um prêmio como o concedido pelo Grupo Fleury, é o reconhecimento e divulgação dos dados de um trabalho que objetiva a invenção e/ou descoberta de novo candidato a fármaco vasodilatador, eficaz, potente, isento de efeitos tóxicos, ativo por via oral e capaz de reduzir e/ou retardar a evolução da insuficiência cardíaca consequente à hipertensão arterial pulmonar. Além disso, como o objetivo do prêmio também foi incentivar a colaboração Empresa/Universidade esperamos, assim, dar continuidade ao projeto, visando facilitar a etapa de transferência de tecnologia e viabilizar os recursos e meios necessários à realização de ensaios toxicológicos e farmacocinéticos. Como missão adicional dessa premiação, os pesquisadores puderam realizar a divulgação dos resultados obtidos, não somente para o meio científico, como também para a sociedade, que é o principal alvo de beneficio deste projeto, ou seja, contribuímos de maneira significativa para a pesquisa translacional”, finaliza o vencedor do I Prêmio de Inovação do Grupo Fleury.



Projeto CNPq nº 573.564/2008-6

Desenvolvido por: Cúpula Informática Ltda
INCT de Fármacos e Medicamentos - INCT-INOFAR Bloco K, sala 21, 2º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro – RJ Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043 – Cep: 21.941-971
Tel/FAX: +55.21.3938-6478