INCT-INOFAR
INCT-INOFAR Fanpage INCT-INOFAR

Material educativo do INCT-INOFAR inspira curiosidade e aprendizado no Espírito Santo
Por Arthur Prado
O material educativo audiovisual produzido pelo INCT-INOFAR foi muito bem aproveitado por alunos de um curso técnico em Guarapari, no Espírito Santo. O professor de química Arlan Gonçalves, que conheceu o material do INCT-INOFAR durante XIII Encontro Regional de Química da SBQ-Rio, realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME) no último mês de julho, contou que achou o vídeo “LassBio 596” e a cartilha animada do “Uso Correto dos Medicamentos”,  “excelentes e extremamente didáticos” e, por isso, teve vontade de levá-los aos seus alunos.

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), onde Arlan leciona, foi fundado em 2008, possui 17 sedes em diferentes cidades do Espírito Santo e oferece cursos técnicos, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação aos seus alunos.

Segundo o professor Arlan, os vídeos foram exibidos para alunos dos cursos técnicos em administração e eletromecânica do campus de Guarapari, de uma faixa etária de 14 a 16 anos, e tiveram ótima recepção por parte dos jovens. Arlan disse ao Portal dos Fármacos que seus alunos ficaram “encantados” com as informações passadas nos vídeos:

- Inclusive, eles perguntaram se eu enviando projetos a fundações de amparo à pesquisa, haveria possibilidade de serem meus bolsistas, na área de química medicinal.


INCT-INOFAR - Vídeo EducativoAlunos observam atentos à cartilha do “Uso Correto de Medicamentos”

Um ponto ressaltado pelo professor foi a linguagem dos vídeos apresentados. Gonçalves exaltou o modo como as informações são abordadas nas duas peças audiovisuais.

Os vídeos possuem linguagens claras, extremamente didáticas”, contou o professor de Química, que além dos vídeos,  passou uma atividade avaliativa para os seus alunos em que eles deveriam redigir uma redação com o tema “Da Molécula ao Medicamento”. O resultado encontrado por Arlan foi muito bom: “Praticamente todos os alunos mostraram ter absorvido bem o conteúdo abordado pelos vídeos”.

Dentro dessas redações, o professor destacou uma em particular, feita pelo aluno Vinícius Grasse Destefani, de 15 anos, do curso técnico de Eletromecânica. Vinícius destacou o processo de concepção de um novo medicamento, abordado no vídeo “LASSBio 596: Da Molécula ao Medicamento”. Confira a redação na íntegra abaixo:


"Da Molécula ao Medicamento"
Por Vinícius Grasse Destefani

Com a falta de tempo do dia-a -dia nós não nos cuidamos, deixamos nossa saúde de lado, não nos alimentamos direito. Com a falta de saúde, bactérias, vírus e outros corpos estranhos entram no nosso corpo com facilidade, pois nosso sistema imunológico está fraco.

Deste modo, ficamos muito doentes através de um simples resfriado. Precisamos recorrer aos remédios. Mas, quando falamos remédios não nos referimos simplesmente a um comprimido comprado em uma drogaria. Remédio pode ser um cafezinho, um banho morninho, etc. Aqueles que são comprados em drogarias são os medicamentos mas, para alguns deles, necessitamos de receitas médicas.
  
Para os medicamentos chegarem às prateleiras das farmácias é feito todo um processo que vai desde o desenho racional até a indústria, como discriminado abaixo:

Etapa 1) Desenho Racional: Nessa etapa, são desenhados, utilizando o computador, moléculas afim de obter um fármaco.

Etapa 2) Virtual Screening: Procuramos uma série de receptores e ligantes similares.

Etapa 3) Atracamento Molecular "Docking": Testes in silico do encaixe dos ligantes nos receptores. Nessa etapa os receptores juntam-se aos ligantes.

Etapa 4) Dinâmica Molecular: É como simular o fármaco à temperatura e em condições fisiológicas do corpo.

Etapa 5) Síntese Orgânica: O fármaco é produzido laboratorialmente.

Etapa 6) Testes Invitro e Invivo:
               Teste Invitro - é feito em laboratório usando tubos de ensaio.
               Teste Invivo - é feito em animais, geralmente em ratos pois, eles tem mais ou menos o mesmo sistema do corpo humano mas, com um metabolismo mais rápido.

Etapa 7) Patentes e Industrialização do medicamento.


INCT-INOFAR - Vídeo EducativoO Prof. Arlan Gonçalves (IFES) passa uma explicação no quadro após a exibição de um dos vídeos

Através de iniciativas como essa, a inserção da temática dos fármacos e medicamentos  vem tomando cada vez mais espaço dentro das instituições de ensino, uma vez que nem sempre são contempladas de maneira isenta pela grande imprensa. No intuito de despertar o interesse das novas gerações e torná-las multiplicadores do uso correto de medicamentos, INCT-INOFAR tenta levar a instituições de ensino noções acertadas tanto no âmbito cientifico como etico, sempre com o crivo de especialistas da área.

Você pode conferir esses e outros materiais educativos feitos pelo Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), no endereço oficial do Instituto: http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br

Para o download das cartilhas, acesse:
http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br/cartilhas.html

Para conferir o “LASSBio 596” e outros vídeos, acesse:
http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br/videos.html

Projeto CNPq nº 573.564/2008-6

Desenvolvido por: Cúpula Informática Ltda
INCT de Fármacos e Medicamentos - INCT-INOFAR Bloco K, sala 21, 2º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro – RJ Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043 – Cep: 21.941-971
Tel/FAX: +55.21.3938-6478