INOFAR na VIII SNCT de Campos dos Goytacazes

INCT-INOFAR  retorna à cidade de Campos dos Goytacazes com a missão de Difundir e Popularizar as Ciências Farmacêuticas, durante a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da cidade

23/10/2019

Atendendo ao convite da Prefeitura de Campos, o INCT-INOFAR    assumiu o compromisso de levar suas orientações sobre o Uso e Descarte Racional de Medicamentos para a população do Norte Fluminense. Entre os dias 23 e 25 de Outubro, no Jardim São Benedito, os visitantes poderão tirar dúvidas sobre  as ações que envolvem o uso e descarte de medicamentos, além de se divertirem e levarem para casa o material lúdico-pedagógico do Instituto.

O Evento, que reunirá 66 escolas, teve sua cerimônia  de abertura nessa quarta-feira (23/10), com a presença dos expositores, professores, alunos e as autoridades locais.

Prestigiando a iniciativa e compondo a mesa, estiveram presentes: a Vice Prefeita - Conceição Sant'Anna, o Secretário de Educação, Cultura  e  Esportes - Brand Arenari, o Diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF (Instituto Federal Fluminense) - Pedro Castelo Branco, a Professora de Ciências  Econômicas  da UFF (Universidade Federal Fluminense) de Campos dos Goytacazes - Graciela  Profeta e o Superintendente do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos) - Rodrigo Lira.

Quase que de forma unânime, a atual situação das instituições públicas, sobretudo as de ensino superior, foi ressaltada na fala dos componentes da mesa de abertura. Falou-se muito da perspectiva desanimadora que assola o meio acadêmico e sobre a importância da manutenção de iniciativas como a Feira Cultural, planejada para a VIII SNCT de Campos. O INCT-INOFAR  foi citado como um dos parceiros que  vem contribuindo para o sucesso do evento e teve seus esforços,  em participar  de mais essa edição, reconhecidos durante o agradecimento público que lhe foi dirigido.

Ao longo do dia, a cada grupo de alunos que chegava, nas caravanas escolares, a equipe do INCT-INOFAR  comprovava a importância da sua presença e fazia valer todo o empenho da Coordenação do Instituto para viabilizar sua participação.

Recebendo mais de 250 pessoas em seu estande, a equipe do INCT-INOFAR   promoveu várias rodadas do jogo de tabuleiro humano: "Medicamento não é Brinquedo", conversou  com professores e alunos sobre os perigos do uso indiscriminado de medicamentos e distribuiu seu material explicativo, sempre muito  requisitado.

As Alunas do Colégio Estadual José  do Patrocínio, que levaram uma  versão gigante da tabela periódica, também estiveram presentes no estande do INCT-INOFAR. Foi um momento enriquecedor e que permitiu a troca de experiências que eventos dessa natureza são capazes de proporcionar.

Elas estavam responsáveis pelo estande da sua  Escola e não só ouviram as orientações do INCT-INOFAR , sobre Uso Racional de Medicamentos, como também mostraram que estavam bem preparadas para atender os visitantes.

Foi um dia espetacular, com um fluxo de visitantes intenso, muita troca de experiências e a oportunidade de Difundir e Popularizar a Ciência em meio a pessoas de todas as faixas etárias.