Workshop do INCT-INOFAR

11º Workshop do INCT-INOFAR

Por Lídia Moreira Lima
(Novembro/2018)

Em clima de otimismo e unidade, foi realizado, no período de 05 e 06 de novembro de 2018, o décimo primeiro workshop do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia  em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Conduzido nas dependências do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal  do Rio de Janeiro (UFRJ), a mesa de abertura contou com a participação do diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq – Professor Marcelo  Morales – do diretor do ICB da UFRJ – Professor José Garcia Abreu – do coordenador do INCTINOFAR – Professor Eliezer J. Barreiro – e dos vices coordenadores  nacional e regional – Professores Fernando Q. Cunha e Marco Aurélio Martins.

Caracterizando a abrangência nacional do INCT-INOFAR, estiveram presentes os pesquisadores líderes de grupos de pesquisa de diferentes Instituições de Ensino superior do País, como UNIFAP, UNIVASF, UFC, UFAL, UFMG, UNIFAL, UFRJ, Fiocruz-RJ, USP, USP-RP, UNICAMP, UFABC, UFRGS e UNIPAMPA. Pela primeira vez,  recém doutores – bolsistas de pós-doutoramento do INCT-INOFAR – foram convidados e participaram de forma efetiva e entusiástica ao longo do workshop de  avaliação das atividades do Instituto.

A programação científica teve início com a apresentação da gerente de Desenvolvimento Pré-Clínico da Eurofarma – Dra. Gabriela Barreiro – que sumarizou sua trajetória da Pfizer à Eurofarma e apresentou a Empresa, dando ênfase aos projetos de inovação incremental e radical. Motivada, mencionou a  aproximação Eurofarma/INCT-INOFAR e a possibilidade de acordos de colaboração científica e tecnológica, inicialmente, com foco na descoberta e desenvolvimento de fármacos para o tratamento da dor crônica e neuropática.

Ao longo dos dois dias do workshop, os subprojetos do portfólio do INCT-INOFAR – nas áreas temáticas de: dor e inflamação, câncer, sistema nervoso central,  hipertensão pulmonar arterial e doenças negligenciadas – foram apresentados e discutidos, vis-à-vis aos objetivos e metas pactuadas.

A atividade foi seguida por fórum de discussão entre todos os participantes, que registraram suas críticas e sugestões, e compartilharam o desejo de seguir  trabalhando em prol do sonho de descobrir um “fármaco que fale português”, a despeito do atual cenário de incentivo precário a pesquisa e desenvolvimento e ao horizonte, ainda, incerto para Ciência e Tecnologia no País.

O workshop foi encerrado com a reunião ordinária do Comitê de Governança e Acompanhamento (CGA) do INCT-INOFAR, que emanou avaliação autocrítica do evento e  discutiu e deliberou as próximas atividades do Instituto. Como novidade foi proposta a criação do INCT-INOFAR-jovem – composto por recém-doutores e estudantes  de doutoramento – como o objetivo de semear a cultura de pesquisa e desenvolvimento na área de fármacos e medicamentos no Brasil.