Coordenador do INCT-INOFAR no 46º Congresso Mundial de Química

Coordenador do INCT-INOFAR conta no 46º Congresso Mundial de Química da IUPAC a história das N-acilidrazonas e recebe homenagem pelos seus 70 anos

Em ambiente futurista e de excelência científica, realizou-se na Cidade de São Paulo o 46º Congresso Mundial de Química da  IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), conjuntamente com a 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Pautado no tema “Sustentabilidade e Diversidade através da Química” a programação contou com a participação de renomados cientistas internacionais e brasileiros, dentre eles o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR),  Professor Titular Eliezer J. Barreiro. Em sua palestra, dissertou sobre a história das N-acilidrazonas no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBioÒ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundado por ele em abril de 1994.

Relatou que a gênese das N-acilidrazonas (NAH) foi baseada em estratégia clássica da Química Medicinal, conhecida por hibridação molecular, levada a cabo ainda no período pré-LASSBio. A partir daí, inúmeras moléculas contendo este importante grupo funcional foram planejadas e sintetizadas, demonstrando-se suas ações farmacológicas em diferentes modelos de doenças, em animais de experimentação. Enfatizou o trabalho minucioso na caracterização de todos os aspectos estruturais das NAH, como isomeria geométrica, tautomeria e aspectos conformacionais. Para ilustrar a importância das NAH como candidatos a novos protótipos de fármacos, discorreu sobre a descoberta, por ele e sua equipe, do composto LASSBio-294, primeira N-acilidrazona ligante dos receptores adenosinérgicos A2A. Este protótipo, com patente concedida nos EUA, possui importante propriedade inotrópica positiva e vasodilatadora, e inspirou a síntese de novos análogos estruturais, mantendo-se as atividades sobre os receptores A2A, e com marcante efeito no tratamento da hipertensão pulmonar. Para finalizar mostrou a diversidade química das centenas de NAH preparadas no LASSBioÒ, planejadas como potenciais protótipos para o tratamento de diferentes doenças, a exemplo da asma, câncer, leishmaniose, entre outras.

Ainda durante o Evento, o Coordenador do INCT-INOFAR recebeu, da Diretoria da Divisão de Química Medicinal da SBQ, uma bonita homenagem em comemoração aos seus 70 anos de idade e de contribuição a Ciência.