INOFAR se despede da VIII SNC&T

INCT-INOFAR se despede da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes/RJ, após receber 1.150 visitantes em seu Estande

Por Ana Cristina da Mata Silva
25/10/2019


Sob o tema:  Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, chega ao fim a SNCT/2019, que atingiu sua 16° Edição em nível nacional. E, no Jardim São Benedito, essa edição do evento ficou marcada pelo sucesso de público, que permitiu aos expositores desenvolverem as atividades planejadas de forma bastante enriquecedora. 



Foram 3 dias de muito trabalho e dedicação, gerando na equipe do INCT-INOFAR a sensação de dever cumprido. Vários momentos foram marcantes e, como forma de ilustrar o que foi vivenciado, destacamos a troca de "saberes" oportunizada pela visita das Professoras e alunos da Escola Municipal Santa Maria.



Durante a visita, a Professora Iolanda Barros dos Reis, orientadora dos alunos do 6° ao 9° ano, conversou com a equipe do INCT-INOFAR  sobre o seu  trabalho de Iniciação Científica Júnior, desenvolvido sob a Temática dos Aguapés, que são utilizados para purificação das águas de nascentes e córregos.



Conforme dito por ela, a ideia é começar a introduzir os alunos na seara das práticas científicas, permitindo que eles, inclusive, "defendam" seus próprios trabalhos. Segundo ela, existe na Unidade Escolar um laboratório de Ciências não tão equipado, mas que eles, os próprios professores, se incumbiram de montar uma "Unidade Móvel  de Ciências", que atende aos docentes  que se dispõem a planejar atividades prático-pedagógicas na própria sala de aula.



Sua única preocupação, no entanto, são os rumos que a Ciência vem tomando em nosso país, como fez questão  de salientar. Outro ponto a ser destacado, comprovando o bom fluxo das orientações dadas durante eventos dessa natureza, foi o retorno, ao estande do INCT-INOFAR, do professor  de enfermagem do IFF (Instituto Federal Fluminense) - Campus Guarus, professor Rômulo Viana. Ele, que já havia visitado as instalações no dia anterior, fez questão de voltar, só que dessa vez trazendo mais 30 alunos da sua disciplina e o professor Rogério Avellar - Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF/Guarus.



Após um bate-papo sobre Atividades Científicas e de Difusão e Popularização da Ciência, foi direcionada, à Coordenação  do INCT-INOFAR,  a proposta de parceria para desenvolvimento de futuras Atividades de Extensão. Segundo o diretor, eles irão formalizar  o convite, através de e-mail ao Coordenador do INCT-INOFAR, professor Eliezer J. Barreiro.



Como eventos  em que eles gostariam de ter a presença do INOFAR, destacaram a Semana de Enfermagem, promovida em maio e o CONEPE (Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão), planejado para acontecer sempre no mês de novembro. Ele informou, ainda, o site desse segundo, na expectativa de ter o convite aceito - conepe.guarus.iff.edu.br.



Além dos visitantes acadêmicos, centenas de pais e responsáveis marcaram presença no estande do INCT-INOFAR. Uma dessas visitas foi a da Sra. Lilian Cristina de Souza, que é ex-moradora do bairro de Bangu/RJ. Ela, que aproveitou para brincar com os filhos no jogo de tabuleiro humano, ouviu atentamente as orientações da equipe do Instituto sobre Uso Racional de Medicamentos. Ela, que frisou bem, disse que sua presença na VIII SNCT de Campos se deu em razão da busca pelo conhecimento, uma vez que  a cidade é  muito carente de instituições culturais e eventos científicos.



Ao concluir sua participação, em mais essa edição da SNCT da cidade de Campos/RJ, os membros do INCT-INOFAR  receberam os agradecimentos da equipe da Secretaria  Municipal de Educação, Cultura e  Esportes, na pessoa da Coordenadora de Ciências, professora Carla Salles.



Foram dias muito proveitosos e importantes para a garantia dos direitos da população, sobretudo no tocante ao acesso à informação. Nesse momento tão delicado, de extinção de recursos e descaso com as práticas docentes, mostrar a imprescindibilidade do trabalho que é  desenvolvido pela comunidade científica pode ser um bom caminho para frear tais absurdos. Depende do que se faz hoje, a formação das  novas gerações de cientistas, por isso, mesmo enfrentando falta de recursos e algumas adversidades, o INCT-INOFAR  fez, mais uma vez, a sua parte.