Parceria de Pesquisa em Inovação Tecnológica - PITE-FAPESP

LANÇAMENTO DA PARCERIA DE PESQUISA EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

(PITE-FAPESP) PARA DESCOBRIR NOVOS MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO

DE DOENÇAS PARASITÁRIAS TROPICAIS, COORDENADO PELO

PROF. LUIZ CARLOS DIAS, DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNICAMP


O Prof. Luiz Carlos Dias coordena duas parcerias inéditas na América latina, com duas organizações sem fins lucrativos, baseadas em Genebra, na Suíça. São elas, a Drugs for Neglected Diseases initiative (DND) e a Medicines for Malaria Venture (MMV). O objetivo destas parcerias é realizar trabalhos de Drug Discovery para descobrir novos candidatos clínicos e novos medicamentos para doenças parasitárias tropicais como malária, Doença de Chagas e leishmanioses. Os grupos dos professores Glaucius Oliva, Adriano Andricopulo e Rafael Guido, da USP São Carlos, são parceiros neste projeto.

Este evento na FAPESP contempla o lançamento do consórcio MMV/DNDi/USP/UNICAMP/FAPESP com o objetivo final de descobrir candidatos para desenvolvimento clínico para o tratamento de doenças parasitárias tropicais. Os grupos de pesquisas da UNICAMP e da USP São Carlos irão trabalhar em colaboração com cientistas com expertise em descobertas de medicamentos, tanto da DNDi, como da MMV e ter acesso a uma estrutura em rede muito bem organizada fornecendo uma abordagem moderna e integrada para a descoberta de medicamentos para doenças parasitárias tropicais. 

Medicines for Malaria Venture (MMV) é uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que trabalha para oferecer novos tratamentos para malária. O objetivo do projeto com a MMV é fornecer um candidato clínico para o tratamento da malária, seguindo os critérios da MMV. Tal composto deve ter o potencial de ser desenvolvido, em combinação, com objetivo de criar cura radical em dose única e profilaxia e/ou um medicamento com quimio proteção em dose única. Um candidato clínico de um modo geral precisa ter potência contra parasitas relevantes, baixa propensão para gerar resistência, eficácia oral em modelos de roedores, bom perfil de segurança e baixo custo final. A equipe vai investigar as relações estrutura-atividade nestas séries, entregar candidatos clínicos e elucidar novos mecanismos de ação. 

Drugs for Neglected Diseases initiative(DNDi) é uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que trabalha para oferecer novos tratamentos para doenças negligenciadas, em especial a doença de Chagas, leishmaniose, doença do sono, filarioses, malária e HIV pediátrico. O objetivo do projeto com a DNDi é entregar um composto de alta qualidade, otimizado e pronto para desenvolvimento pré-clínico e posteriormente clínico, para o tratamento da doença de Chagas e leishmanioses. O grupo vai seguir os perfis de produtos-alvo desenvolvidos pela DNDi e parceiros para garantir a entrega de um composto que satisfaça as necessidades dos pacientes. O candidato clínico almejado irá combinar a eficácia anti-protozoários com um perfil de segurança aceitável e propriedades de farmacocinética e físico-químicas compatíveis com a administração oral contra a doença de Chagas.  

Tanto a MMV como a DNDi fornecerão ao projeto moléculas de alta qualidade, alinhadas com um perfil de produto alvo (TPP) de interesse. Este projeto vai contribuir com nossa expertise para salvar vidas, principalmente de crianças e gestantes nos países mais pobres deste planeta. 

A página com o lançamento do PITE foi publicada no site da FAPESP: 
http://www.fapesp.br/eventos/consortium